domingo, 2 de novembro de 2014

Estresse engorda ou é desculpa??


O estresse nada mais é que uma forma de defesa do nosso corpo, graças a ele nosso corpo poupa energia para situações de perigo. O grande problema é a forma exagerada de como ele age, alterando – e muito- nosso metabolismo. Consequências? Estamos cada vez mais doentes e gordos.
Algo que antes era desculpa de qualquer “cheinho” agora é comprovado pela ciência: o estresse induz no ganho de peso. Antes se dizia: Fulano está engordando porque desconta suas frustrações comendo. Negativo!!!! A grande descoberta foi que durante o estresse  nosso cérebro fica mais ávido por alimentos calóricos  e nada saudáveis. Pessoas estressadas queimam menos calorias e comem mais o que resulta nos famosos quilos a mais.

Um trabalho da Universidade de Ohio, nos EUA provou essa descoberta em calorias, em um único dia, mulheres que haviam passado por situações de estresse  ou depressão, estocaram 104 calorias a mais das que estavam num dia tranquilo. Você achou pouco? Durante um ano isso por resultar no ganho de 5 quilo. É um indício que a sobrecarga mental interfere até no modo como o organismo processa o que vem da dieta.

Ou seja, nosso organismo se vê num estado de cansaço tão grande que se sente ameaçado e começa então a armazenar a gordura(energia) para necessidades futuras.                                                        
  1.   Durante o estresse, é ativado no cérebro estímulos que passam a secretar hormônios com o objetivo de guardar energia
  2.   Uma das ordens cerebrais chega até a glândula suprarrenal que libera cortisol, hormônio que aumenta o apetite e faz o corpo estocar gordura na região da barriga
  3.    A fome por guloseimas prejudicam o trabalho da insulina, cuja função é diminuir o açúcar circulante no sangue 
  4. O pâncreas até fabrica a insulina porém ela se une ao cortisol para incentivar o acumulo de mais gordura, o metabolismo fica lento o que dificulta mais ainda a eliminação desse depósito de gordura indesejados 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sorvete de frutas congeladas

Nada mais gostoso nesse calor que um sorvetinho né? Refresca que é uma beleza... Mas as versões industrializadas são tãaaao calóricas, por isso mesmo você deve anotar essa receita que é moleza! Leva apenas dois ingredientes
Ingredientes:

2 bananas nanica bem maduras
12 morangos frescos
Modo de preparo:Descasque as bananas e coloque-as junto com os morangos no congelador (o ideal seria de um dia para o outro). Bata as frutas no liquidificador ou no processador de alimentos até virar um sorbet (o irmão do sorvete, feito à base de frutas, sem leite ou creme de leite). Sirva imediatamente
*Dá pra inventar muitos sabores!!! 

Brigadeiro de chuchu, vai te surpreender!!!

Brigadeiro é um dos meus doces favoritos, mas pra quem está de olho na balança não é uma das melhores opções. Essa receita foi adaptada e tornou-se uma maneira de comer um doce e sem sentir tanta culpa assim. Essa semana testamos a receita com as crianças do CEINF que tem entre 4 e 5 anos, o que mais me surpreendeu foi como elas aceitaram bem esse doce e até pediram mais !!! Pra você ver que não é propaganda enganosa!!
 Vamos a receita?



Ingredientes
1 chuchu grande
1 col. (sobremesa rasa) de essência de baunilha
1 gema
1col. (chá cheia) de amido de milho
4 col. (sopa) de leite em pó desnatado
4 col. (sopa) de achocolatado ou cacau em pó
Adoçante a gosto
Canela (opcional)
Descasque o chuchu e corte em cubos pequenos. Em seguida, coloque em uma panela, cubra com água filtrada, acrescente a essência de baunilha e cozinhe bem. Essa etapa é fundamental: o chuchu precisa ficar bem macio. Quando o chuchu estiver bem cozido, escorra toda a água e bata-o no liquidificador com a gema, o leite em pó e o amido de milho. Depois, passe essa mistura por uma peneira. Coloque o chuchu batido em uma panela, acrescente o cacau em pó, o adoçante e se desejar, um pouco de canela. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro.

Dicas: Quanto mais o chuchu cozinhar melhor, se estiver bem cozido, você não precisa passar a “massa” na peneira. Use o adoçante que você mais gosta! 
Leve para gelar e está pronto

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Álcool x Calorias

Que o uso abusivo de álcool é prejudicial a saúde, todo mundo sabe. Todos se preocupam com as doenças crônicas que ele pode causar, além de problemas gastrointestinais como cirrose hepática, gastrite... O que ninguém se preocupa é com a quantidade de calorias que ele pode fornecer ao corpo (calorias vazias, rica em açúcares e pobre em nutrientes)
Por um acaso você sabe quanto de energia a caipirinha fornece? E o chopp inofensivo? Um grama de etanol corresponde a 7kcal! Comparando com a proteína e carboidrato ( 4 kcal/g), o etanol então só perde para a gordura (9kcal/g)

domingo, 8 de junho de 2014

Bolo de chocolate (sem farinha)

Na nossa última aula de técnica dietética, fizemos essa receita sem a farinha de trigo.A proposta era criar uma receita para os celíacos ( pessoas que tem intolerância ao glúten).  Para que não sabe, o glúten,  é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada).
 No final da aula teve teste de análise sensorial e  todos provaram e adoraram essa delícia! Além de ser super prática, usar o coco ralado no lugar da farinha deixou o bolo super molhado e macio!!!
Espero que gostem !!!

Massa
6 ovos
6 colheres (de sopa) de chocolate em pó (cacau)
2 colheres (de sopa)  de margarina
8 colheres(de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa)de  fermento em pó
1 pacote de coco ralado (100 gr)
 Bata dos os ingredientes do liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Unte uma forma apenas com margarina e distribua a massa. Leve ao forno médio por 30 minutos. Deixe esfriar

Cobertura
1 xic de leite desnatado
4 colheres(de sopa) de chocolate em pó (cacau)
2 colheres(de sopa) de açúcar
1 colher(de sopa)de amido de milho

 Dissolva o amido de milho com um pouquinho de leite ainda frio. Leve ao fogo todos os ingredientes até que a calda fique cremosa. Se achar necessário, coloque mais amido para engrossar. Lembre-se de mistura-lo nos ingredientes frios, caso contrário ele não irá se dissolver adequadamente

domingo, 6 de abril de 2014

Picolés Funcionais : sem sair da dieta

Picolé hidratante
Rende: 10 picolés 
Calorias por picolé: 60 
Ingredientes
• 1/2 xíc. (chá) de suco de limão
 • 3 xíc. (chá) de água de coco
 • 1 col. (chá) de raspas de casca de limão
 • 2 col. (sopa) de gengibre ralado e espremido (usar o caldo)
 • 3 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara) 

Picolé energético
Ingredientes
• 1 manga palmer em cubos
 • 1 polpa de maracujá congelada 
• 1 xíc. (chá) de água 
• 6 col. (chá) de guaraná em pó (ou 3 col./sopa de caldo de gengibre ralado e espremido)
• 2 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara) 
Modo de fazer Bata os ingredientes no liquidificador, divida em fôrmas próprias para picolé, leve ao freezer e, duas horas depois, espete os palitos (colocar os palitos nesse estágio evita que eles fiquem tortos os grudem no fundo da forma). Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 

Picolé pró-músculos
Rende: 10 picolés 
Calorias por porção: 60 
Ingredientes
• 1 pote (226 g) de iogurte grego original desnatado (ou zero gordura) 
• 1 copo (200 ml) de leite desnatado 
• 1/2 xíc. (chá) de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) picadas 
• 3 col. (sopa) de mel 
• 1 scoop de whey protein isolado sem sabor (ou sabor baunilha) 
Modo de fazer
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Distribua em fôrmas próprias para picolé (ou em copinhos) e leve ao freezer por 3 horas e espete os palitos. Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 
Receitas sugeridas pela nutricionista esportiva tatiana Camacho Barão, da naturalis.

Picolé Detox
Rende: 10 picolés 
Calorias por porção: 20 
Ingredientes
• 2 rodelas grossas de abacaxi (sem o miolo) 
• 2 folhas de couve (ou 2 gelinhos de couve) 
• 1 maçã pequena com a casca, sem a semente 
• 6 folhinhas de hortelã 
• 2 ½ copos (500 ml) de água de coco 
Modo de fazer
No liquidificador, bata o abacaxi, a couve, a maçã e a água de coco gelada. Coe e volte a bater com a hortelã (não coar mais). Distribua em fôrmas para picolé e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir. 
Receitas sugeridas pelas nutricionistas Mila Moraes, da clínica Goa Health Club e Carol Morais, de Goiânia.

domingo, 23 de março de 2014

Sorvete de Banana (Só vai banana!!!)

Isso mesmo que você leu!!! Você não se enganou!! Esse sorvete de banana suuuper light e saudável só vai banana congelada! 



É simples demais gente, é só pegar duas bananas grandes, cortá-las em pedacinhos e levar ao congelador em um saquinho (isso evita que ela escureça). 
Após umas oito horas, você retira elas e leva direto ao liquidificador (ele deve ser resistente!)
Deixee bater bem, e é só isso!!! A consistência fica de sorvete !!1 Perfeito né??




terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Faça as pazes com seu intestino

Verdades sobre o intestino preguiçoso
Você sabia que suas fezes falam por você? Para muitos pode ser um tabu falar sobre ir ao banheiro, porém não existe nada mais natural ( e que todo ser humano faz). O nutricionista tem que saber como são as fezes do  seu paciente, se ele vai ao banheiro com frequência, se tem dificuldade... Enfim, suas fezes refletem seus hábitos alimentares! 



Mulheres sofrem mais de constipação intestinal
Isso porque as mulheres sofrem com a instabilidade de seus hormônios, especialmente em fases como menstruação e gravidez. Além disso, fatores emocionais podem alterar o funcionamento do intestino
Faz mal tomar laxante diariamente
Infelizmente muitos acham que tomar laxante com frequência é comum e  o pior, acham que ele emagrece! ABSURDO! O laxante quando consumido em excesso desequilibra a flora intestinal e em casos extremos a pessoa pode até desidratar. Ninguém emagrece com laxante, apenas perde água! A longo prazo, os laxantes, podem  ainda causar lesões nas paredes do intestino e prejudicar a atividade funcional das fibras nervosas do mesmo, agravando a prisão de ventre. " Ervas milagrosas " que causam cólicas  são contra-indicadas.
Se sentir vontade, vá ao banheiro
É importante saber que ir ao banheiro na hora que aparecer a vontade, elimina as fezes do corpo e não as deixam paradas dentro do intestino. Caso essa vontade seja reprimida, as fezes ficam armazenadas até que a vontade venha novamente e elas começam a ficar ressecadas.
Digestão
A boa digestão ajuda a formar o bolo fecal e é aquela que a pessoa come e não se sente estufada, com gases e pesada. Isso acontece quando ela come alimentos saudáveis, com fibras e pouca gordura, e seu intestino consegue aproveitar os nutrientes. A mastigação correta é fundamental, pois na boca  o alimento já começa a ser digerido, é  caso dos carboidratos ( a enzima amilase salivar começa a “ quebrar ” o açúcar). As fibras  são ótimas aliadas  para combater a constipação intestinal. Elas tem o poder de aumentar o bolo fecal, tornar as fezes macias ( a fibra liga-se com a água) e  melhora o trânsito intestinal.
Suco amigo do intestino
- 1 laranja   
-  1/4 de mamão    
- 1 ou 2 ameixas secas
- 1 colher de chá cheia de farelo de aveia

Bata tudo no liquidificador e não coe. Caso ache que o suco está muito grosso, acrescente mais água. Se sentir falta de açúcar, acrescente mel a gosto (que também tem efeito laxativo).

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Chá de Hibisco


Hoje vou falar um pouco sobre os benefícios do chá do Hibisco. É claro que devido ao seu poder diurético, já existem milhares de dietas malucas sobre ele. Não caiam nelas! Tudo em excesso é prejudicial. O chá é benéfico sim, mas se for tomado de maneira correta , que é associado a um alimentação equilibrada

O chá de hibisco acelera o metabolismo, deixando a pessoa mais disposta, e ajuda no emagrecimento por sua ação digestiva e diurética.

Além de estimular a queima de gordura corporal, o chá facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido. Porque tem antocianina - pigmento da família dos flavonoides - que tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, além de ajudar na circulação sanguínea.

Se for acompanhado de uma alimentação pode auxiliar a perder uns quilinhos. Mas não poder passar de uma dose diária!! Além disso, não consuma o chá próximo a noite, pois ele pode tirar o sono.
Pessoas com problemas gastrointestinais devem evitar seu uso.



domingo, 26 de janeiro de 2014

Brigadeiro de Leite SEM LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES
·         1 litro de leite
·         6 colheres (sopa cheia) de achocolatado 
·         6 colheres (sopa cheia) de açúcar 
·         2 colheres (sopa) de margarina 
·         1 colher (chá) de amido dissolvido em 2 colheres (sopa) de água
MODO DE PREPARO
1°- Em uma panela coloque 1 litro de leite, o achocolatado, o  açúcar e a margarina. Leve ao fogo alto, sem mexer, até reduzir (+/- 20 minutos). 
2°- Depois, abaixe o fogo para médio, adicione o amido dissolvido em 2 colheres (sopa) de água, mexa a panela ligeiramente e deixe-a no fogo até que o creme desgrude do fundo da panela (+/- 7 minutos). Desligue o fogo e transfira o creme para copinhos individuais. Sirva em seguida.

Gente o gosto não é 100% igual !! Não esperem que seja o mesmo de um brigadeiro com leite condensado, nem tem como né?!  Mas o gosto é muito bom também e tem menos calorias!! 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Alimentos que diminuem a ansiedade

A ansiedade é um dos maiores males do mundo, sofremos por pressões do trabalho, faculdade, família e acabamos "compensando" nossas aflições e angústias nos alimentos. Muitos ficam ansiosos e devoram tudo o que encontram pela frente, outros não se alimentam. Nesse post falo um pouco sobre alimentos que melhorem sua qualidade de vida, pois dão sensação de prazer. É muito comum, mulheres principalmente, em momentos de stress se entregarem aos prazeres do chocolate. Sim, ele faz bem sim, mas nada de exageros. Qualidade é mais importante que quantidade! Espero que gostem =)



Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade.

Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. 

Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante. O recomendado é 30g por dia

Alface: o vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo.

Vegetais com folhas escuras: couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo.

Oleaginosas
: nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Couve-flor recheada

Amo de paixão essa receita!! Lembro que aprendi ainda criança e minha diversão era rechear a couve-flor . Foi um dos primeiros pratos que aprendi a fazer e até hoje faz o maior sucesso aqui em casa.

  1 couve-flor média
  Sal a gosto
  150 g de mussarela em fatias (ou outro queijo)
  150 g de peito de peru em fatias
  Requeijão light a gosto
Aqueça o forno a 200ºC. Lave bem a couve-flor e deixe de molho em água com vinagre durante dez minutos. Lave novamente e cozinhe em água e sal até ficar macia, tomando o cuidado de não deixar amolecer demais.

 Escorra e espere esfriar . À parte, sobreponha uma fatia de mussarela e uma fatia de presunto e enrole formando rolinhos. Corte-os ao meio e introduza-os entre os buquês da couve-flor (faça o mesmo com o requeijão). Pode parece que não vai dar certo, mas você vai recheando a couve flor, abrindo os buquês  e colocando o requeijão (pouco!) e os embutidos.


Por cima coloque várias mussarelas e salpique orégano. Se preferir, pode ser queijo parmesão ralado, queijo minas... Depois leve ao forno até que o queijo se derreta ou de uma leve dourada (aproximadamente 15 minutos). 

Inovando a saladinha

Chega de rotina na hora de preparar sua salada! Esqueça o velho : alface e tomate, e se jogue
em combinações refrescantes para o verão.
Aposte em saladas mais elaboradas, no calor é importante comer alimentos leves, de fácil digestão e de preferência beeeeem coloridos =)

Comece sempre sua refeição pela salada, elas ajudam a dar saciedade pois são ricas em fibras, sendo assim você comerá menos 


Dica: Colocar torradinhas quebradas na sua salada e pedacinhos de peito de peru (huuummm)

Tempero com limão ou um molho de sua preferência (receitinhas a baixo)
Evite sempre que possível o sal pois ele ajuda a reter líquidos e que resulta naquela  sensação de inchaço que nós mulheres odiamos!!


Turbinando o bronzeado

A vitamina A é responsável pela saúde da pele e também dos cabelos, pois é uma substância que contém retinol, o qual é um percussor do betacaroteno (substância que ajuda na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado). Os alimentos fontes são os amarelados ou alaranjados como a cenoura, manga, pêssego, damasco, laranja, abóbora, mamão e outros e também os vegetais verdes escuros como o brócolis, rúcula, espinafre, agrião, couve e outros. 

Já a vitamina E e C aumentam o aproveitamento da vitamina A, pois reduzem a oxidação. Encontra-se vitamina C nas frutas cítricas e nos vegetais verdes escuros, já a vitamina E é encontrada nas sementes oleaginosas, gérmen de trigo e óleos vegetais. OS alimentos ricos em ômega 3 também são importantes, pois é um nutriente aliado contra as manchas e ressecamento da pele. 

Os principais sucos bronzeadores são: Cenoura com Beterraba; Mamão com Beterraba; Limão com Cenoura; Cenoura com Acerola; Mamão com Água de Coco; E Mamão com Cenoura e Laranja.

Uma alimentação colorida, variada e rica em frutas, verduras e legumes deve ser estimulada. A grande oferta desses alimentos no verão permite um fornecimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde. É importante ainda manter a pele hidratada. Além desses alimentos, que são ricos em água, deve-se tomar pelo menos dois litros de líquidos ao dia, seja como água, água de coco, sucos e chás gelados. E modere no consumo de gorduras e álcool que elevam a temperatura do organismo, ajudando na perda de água.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Salada de Batata, maça e passas

Ingredientes
3 batatas grandes
3 maças
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de uvas passas 
1 xícara de maionese light

Um fio de azeite
Sal a gosto
Preparo
Corte a batata em cubos e cozinhe em água e sal até ficar macia.
Corte as maçãs em meia lua e um cubosRegue com o suco de limão.
Em uma saladeira, ponha a batata, a maçã, a uva-passa e misture a maionese. 
Tempero com o azeite e o sal. Decore com a maçã  e as folhas verdes. Sirva em seguida.

Batata recheada fácil

Ingredientes
1 batata inglesa média
1 colher de sopa de requeijão light
1 fatia de peito de peru light
Sal e pimenta do reino

O primeiro passo é furar a batata com um garfo. Fure bastante e leve ao micro-ondas por  8 minutos em potência alta. Ela vai ficar com a casca enrugadinha e macia por dentro. Corte em duas partes, no sentido do comprimento. Com uma colher, retire o miolo com cuidado, para não destruir a casca da batata. Misture num prato o miolo da batata, o requeijão, o peito de peru picadinho e tempere com sal e pimenta do reino. Recheie novamente a batata com essa mistura e leve novamente ao microondas por mais 2 minutinhos, no máximo. Já está pronta =D