segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Gordura boa x Gordura ruim

Você sabia que as gorduras também são importantes pro nosso corpo? Sim, as gorduras são ricas em ácidos graxos, necessárias em qualquer dieta. Mas calma! Existem dois tipos de gordura, as boas e as ruins, vou falar um pouquinho sobre cada uma delas;


AS GORDURAS BOAS


  Monoinsaturada: São gorduras mono;  azeite de oliva, óleo de canola, abacate, amendoim, amêndoas, castanha de caju e a maioria das outras nozes.  Essas são benéficas para o coração porque ajudam a controlar o nível de colesterol e podem dar saciedade também!  Você pode comer uma porção de 30 gramas durante um lanche ou até antes de uma refeição .

Ômega-3: peixes gordos (como salmão, atum e sardinha), óleo de linhaça. Trata-se de um ácido graxo essencial, ou seja, que não é produzido pelo corpo e tem de ser obtido na alimentação. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Gorduras polinsaturadas: óleos de milho, soja e cártamo podem ser benéficos, mas a maioria de nós já ingere quantidade suficiente de gorduras polinsaturadas  É mais provável que você precise de gorduras monoinsaturadas na dieta.

AS GORDURAS RUINS



Gorduras saturadas: carnes vermelhas, laticínios e alguns óleos vegetais, como o de coco. Aumentam o LDL-colesterol (“ruim”), causam doenças cardíacas e reduzem a sensibilidade à insulina.


Gorduras trans: são encontradas em margarinas, gordura vegetal, óleos vegetais parcialmente hidrogenados e muitos petiscos fritos, fast foods e produtos de panificação comercial. Elas aumentam o LDL-colesterol (“ruim”), diminuem o HDL-colesterol (“bom”), aumentam o risco de doenças cardíacas e podem contribuir para a resistência à insulina. Agora as gorduras trans são listadas nas informações nutricionais e os fabricantes estão oferecendo novos alimentos “sem gordura trans”. Tudo bem, desde que também tenham baixa CG, o que raramente acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário