quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escondidinho de mandioquinha salsa com frango

Essa receita ficou delicinha!! Fiz super de improviso e deu muito certo. Eu fiz pouco mesmo, até porque moro sozinha, não dá pra desperdiçar né.  Então vou postar uma receita tamanho família aqui ok?


1/2 kg de mandioquinha salsa
1/2 kg de peito de frango
1 colher de margarina light
1/2 xic de leite desnatado ( Pode colocar mais se quiser mais cremoso)
Temperos e sal a gosto

Primeiro eu cozinhei a mandioquinha na água com pouco sal e pimenta do reino. Depois de pronta, levei pro processador com o leite e a margarina. Só isso!!! O purê de mandioquinha está pronto!A consistência e a cor dele ficaram lindas!!!  (Você ainda  pode acrescentar o que quiser, tipo requeijão, creme de leite, outros temperos...)

O frango eu já tinha pronto, frango de panela sabe? Com molho de tomate, salsinha, caldinho ...
Enfim, como eu já tinha uma porção que mamãe deixou congelado (mãe é tudo né?) só desfiei ele e coloquei no fundo da forma, fiz a base com o peito de frango desfiado e por cima coloquei o purê.

Fiz bem light como vocês podem ver! Tem gente que coloca queijo em cima  e leva pra gratinar... Abusem da criatividade!! Compartilhei esse porque achei beem simples e ficou maravilhoso!


Espero que tenham gostado!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Temperos e seus benefícios

Além de diminuírem a quantidade de sal nas refeições, os temperos tem  propriedades funcionais. Adicioná-los nas preparações de pratos deixará sua vida mais saborosa e saudável. Vou falar apenas de alguns nesse post, porque são inúmeros!



Canela: tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda pessoas com diabetes tipo 2 a manterem sua glicemia ( nível de glicose no sangue) mais estável além de diminuir os níveis de colesterol total e triglicérides. Quando é acrescentado à comida, inibe o crescimento bacterianos na comida, fazendo-lhe de conservante de comida natural. Também tem benefícios nas menstruações difíceis ou como antisséptico em doenças relacionadas com bactérias e fungos.  Entre outros benefícios, tem propriedade termogênica, o que quer dizer que ela acelera o seu metabolismo, facilitando a perda de gordura corporal. 

Gengibre: O gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

Orégano:  o orégano possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce que, quando se instala, traz diversos males.

Manjericão: É um tônico geral do organismo e um desinfetante digestivo.  Estimula o fígado, é diurético e refrescante. Em forma de chá, o manjericão alivia dores de cabeça de origem nervosa e regulariza o ciclo menstrual. Quando diluído em água com algumas gotas e inalado, o seu óleo essencial pode ser usado para tratar bronquite crônica e sinusite. Quando diluído em óleo de amêndoas doces ou azeite, pode utilizar-se em massagens para aliviar dores reumáticas e inflamações das articulações.

Alecrim:  A erva é um fitoterápico, por isso ajuda quem sofre de asma, gripe, depressão, exaustão física e intelectual.  A planta medicinal é um ótimo antisséptico. Pode ser usada tanto para desinfecção quanto cicatrização de ferimentos na pele. Além disso  o chá das folhas de alecrim é ótimo para quem sofre de má digestão. É recomendado tomar uma xícara de chá de alecrim após as refeições

Pimenta: Além de temperar e dar sabor aos alimentos, podem melhorar o humor, ajudar a emagrecer, aumentar a circulação sanguínea e agir como anti-inflamatórios. Os efeitos são resultados da ação da capsaicina e da piperina, agentes ativos, encontrados nos frutos, com comprovada ação vasodilatadora arterial. As propriedades também aumentam a produção da endorfina (o hormônio do prazer e do bem-estar) e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina.

Chips de mandioquinha

Snack pras crianças mega saudável!!! Você mesmo pode preparar e o melhor é que não é frito e mesmo assim fica crocante. Vamos lá?!
Modo de preparo
1. Descasque as mandioquinhas e corte-as em fatias finas.

2. Misture-a com um pouco de azeite de oliva extravirgem(pouco mesmo, ok?) e  tempere como preferir (orégano,alecrim, pimentinha) e  sal  a gosto.

3. Disponha as fatias de mandioquinha em uma assadeira e  coloque-as em forno médio por 20 minutos (depende do seu forno)

4. Após 10 minutos retire a assadeira do forno e vire as mandioquinhas para que elas possam ficar crocantes em ambos os lados. Espere mais 10 minutos ou até que estejam bem crocantes e douradas.

Booom apetite!! 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Purê de batata com talos de brócolis

Gente, aprendi essa receita também no curso de gastro e eu ameii também! O gosto do brócolis fica bem suave, dá pra sentir mais a batata, parece um purê comum. Delícia e super nutritivo.




2 xic(chá) de talos de brócolis
1 xic(chá) de folhas de brócolis
2 xic(chá) de batata crua e picada
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
¼ xic(chá) de leite
Sal a gosto

Cozinhe os talos e as folhas de brócolis e bata-os no liquidificador. Reserve. Cozinhe as batatas e amasse-as e reserve também.

Aqueça o azeite e doure o alho. Junte a mistura do liquidificado, a batata amassada e mexa bem. Acrescente o leite e mexa mais um pouco. Tempere como quiser. Sirva quente

domingo, 17 de novembro de 2013

Suco verde express

Tudo o que buscamos é praticidade certo? Porque não facilitar seu dia com cubos de suco verde ?


Ingredientes:
1 maço de couve 
Quanto baste de hortelã
Lascas de gengibre
Água mineral ou de coco até cobrir tudo

Bata bem, vai ficar espumoso em cima é assim mesmo!

Leve pra congelar e está pronto!!
Você pode acrescentar no preparo de qualquer suco. 

sábado, 16 de novembro de 2013

Picolé caseiro

Ótima opção pra refrescar nesse verão, e o melhor; sem sair da dieta





  • 5 potes de iogurte desnatado
  • frutas cortadas (evite frutas cítricas para não talhar)
  • mel a gosto
  • palitos para picolés
  • formas de picolés (ou copinhos de plástico)
Como fazer 
  • Bata o iogurte com o mel no liquidificador
  • Acrescente as frutas nas forminhas ou copinhos  
  • Coloque o iogurte já batido, leve ao congelador por cerca de 12 horas
Dicas:
  1. Para variar e para colorir o sorvete, bata um pouco da fruta com o iogurte.
  2.  Bata apenas a melancia e reserve as sementes, elas servirão de enfeite pro seu picolé, o mesmo vale pro maracujá, reserve algumas sementinhas pra por no copo.
  3.  Meu favorito ainda é o de abacaxi com hortelã, faça o suco normalmente e leve pra gelar nas forminhas.
  4. Você pode inventar a receita que quiser!!!

Cuca preta

(Bolo integral de açúcar mascavo)

Essa receitinha é de família ein !!!  Maraaavilhosa



3 ovos 
2 copos de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
2 copos de farinha 
1 xícara de chá de leite desnatado

Bata os ovos, o açúcar, o óleo  e o bicarbonato. Depois acrescente o leite e a farinha mexendo bem.
Só isso! Não tem segredo!!!
Leve ao forno em uma forma untada de 30 a 40 minutos 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Gordura boa x Gordura ruim

Você sabia que as gorduras também são importantes pro nosso corpo? Sim, as gorduras são ricas em ácidos graxos, necessárias em qualquer dieta. Mas calma! Existem dois tipos de gordura, as boas e as ruins, vou falar um pouquinho sobre cada uma delas;


AS GORDURAS BOAS


  Monoinsaturada: São gorduras mono;  azeite de oliva, óleo de canola, abacate, amendoim, amêndoas, castanha de caju e a maioria das outras nozes.  Essas são benéficas para o coração porque ajudam a controlar o nível de colesterol e podem dar saciedade também!  Você pode comer uma porção de 30 gramas durante um lanche ou até antes de uma refeição .

Ômega-3: peixes gordos (como salmão, atum e sardinha), óleo de linhaça. Trata-se de um ácido graxo essencial, ou seja, que não é produzido pelo corpo e tem de ser obtido na alimentação. Ajuda a prevenir doenças cardíacas e pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Gorduras polinsaturadas: óleos de milho, soja e cártamo podem ser benéficos, mas a maioria de nós já ingere quantidade suficiente de gorduras polinsaturadas  É mais provável que você precise de gorduras monoinsaturadas na dieta.

AS GORDURAS RUINS



Gorduras saturadas: carnes vermelhas, laticínios e alguns óleos vegetais, como o de coco. Aumentam o LDL-colesterol (“ruim”), causam doenças cardíacas e reduzem a sensibilidade à insulina.


Gorduras trans: são encontradas em margarinas, gordura vegetal, óleos vegetais parcialmente hidrogenados e muitos petiscos fritos, fast foods e produtos de panificação comercial. Elas aumentam o LDL-colesterol (“ruim”), diminuem o HDL-colesterol (“bom”), aumentam o risco de doenças cardíacas e podem contribuir para a resistência à insulina. Agora as gorduras trans são listadas nas informações nutricionais e os fabricantes estão oferecendo novos alimentos “sem gordura trans”. Tudo bem, desde que também tenham baixa CG, o que raramente acontece!

domingo, 10 de novembro de 2013

O mito da dieta milagrosa e porque pular refeições NÃO emagrece.

Quando o assunto é emagrecer todo mundo tem uma dieta maluca. Geralmente são dietas milagrosas em que se perde muito peso em um curto espaço de tempo. De nutricionista todo mundo ACHA que tem um pouco.


Cuidado! Dietas milagrosas não existem! Quando perdemos peso em um curto período acontece o que chamamos de "efeito sanfona". Como dificilmente o indivíduo consegue manter uma dieta severa por muito tempo, depois de alcançado o objetivo a pessoa volta a comer de forma errônea e recupera ou ganha até mais massa que antes.

 Essas "fórmulas" para emagrecimento são um risco a saúde, principalmente porque são carentes em alguns nutrientes ou tem restrições alimentares - isso quando as pessoas não pulam refeições
.
Falar que pular refeição emagrece é um grande mito! Isso porque quando ficamos muito tempo em jejum nosso corpo se sente "ameaçado" e começa a poupar nossas energias e a estocá-la, SIM, nosso corpo ARMAZENA a gordura quando ficamos sem comer. E o pior, quando você finalmente se alimentar, ele vai absorver ao máximo aquele alimento e estocá-lo por medo de ficar outro período sem alimento de novo. 

 Ficar sem comer tamb;em deixa o organismo mais lento e gasta menos energia ( menor gasto calórico) comprometendo até funções vitais. É por esse motivo que quando ficamos sem comer por muito tempo nos sentimos fracos, cansados e com tontura.

O ideal são 5 refeições por dia; café da manhã, lanche da manhã, almoço lanche da tarde e janta. Algumas pessoas ainda incluem a ceia ( que seria algo muito leve, como um chá ). Comer a cada 3 horas em pequenas quantidade é essencial não apenas para quem deseja emagrecer mas também pra quem busca saúde. Procure sempre um nutricionista que ele o ajudará numa reeducação alimentar.


Espero ter ajudado! 


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Molho de tomate caseiro

Já pensou em fazer sua própria conserva de molho de tomate? Acho tudo de bom, fica bem prático e nada melhor do que comer o que a gente prepara né.

Os molhos prontos são ricos em conservantes e sódio, então porque não perdem um tempinho fazendo essa receitinha em prol da sua saúde e da sua família?
Afinal o tempo que você não perde hoje, cuidando de você e do seu corpo, você perderá no futuro cuidando da sua saúde!!

 Você sabia que o tomate quando aquecido consegue ser aproveitado em maior parte pelo nosso organismo? Ele é rico  em vitamina C, zinco e magnésio e esses nutrientes são “ativados” em maior parte quando submetemos o tomate a cocção .

Essa receitinha é da vó de uma amiga minha é muito fácil!
Olha só :
1 kg de tomate
Sal
Açúcar
Temperos a gosto

Pegue os tomates e lave bem , tire apenas aquela bundinha deles.

 Divida-os em quatro pedaços iguais e coloque numa panela semi tampada por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo.

O legal é que você não tira a semente, a casca, nada nada! Tudo é aproveitado!! O tomate vai ferver na própria água dele, isso mesmo, você pode espremer ele , pra acelerar o processo de liberação dessa água. 

Quando ele estiver bem pastoso já (após 40 minutos ou até uma hora)   você acrescenta uma pitada de sal e outra de açúcar ( você pode usar os temperos que quiser também ou deixar  temperar na hora de usar).

 Feito isso, você espera esfriar um pouco e bate tudo no liquidificador. 






Agora é só distribuir em potinhos e por pra congelar!! Está pronto!!

Pizza de pão sírio

Gente não tive muito tempo essa semana, peguei uma intoxicação alimentar e ficou dificil cozinhar, imagine então comer! 

Então vou colocar essa aqui com fotos que não são minhas, mas eu achei na net e ficou super didático. Eu já fiz essa receitinha mil vezes, por isso  mesmo não sendo minhas fotos, posto ela tranquila porque fica maravilhosa.

É assim gente, suuuuper prática e engana legal quando bate vontade de coisa gorda.

Você vai pegar o pãozinho sírio (prefira versões integrais sempre) e vai cortá-lo ao meio. Em cada metade você passa molho de tomate, joga queijo ralado em cima, tomate cereja, manjericão e orégano! Tcharaaam!! Vai pro forno até derreter o queijo e está pronto!!

Você pode variar com os recheios que quiser!! Dá pra fazer numa frigideira com tampa também que dá certo. 




Fonte da foto: http://saboridades.net

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bolo com a casca da banana

Que tal aproveitar todos os nutrientes? A maioria deles estão na casca! E não muda nada no gosto!!! 


4 ovos ( gemas e claras separadas)
2 colheres de sopa de margarina
1 xic de água
2 xic de açúcar cristal ( pode ser mascavo)
2 xic de trigo (pode ser trigo integral)
2 bananas ( Usa as duas cascas e UMA  banana)
1 colher de sopa de fermento
Canela a gosto

Lave e seque bem as cascas das duas bananas, bata as (4) claras em neve e reserve.
No liquidificador coloque as gemas, o açúcar, o trigo, a água, a margarina, as cascas, a banana e  canela a gosto; e bata até ficar homogêneo.
Junte com o fermento e depois com as claras em neve, mexendo delicadamente
Leve ao forno numa forma untada por 30 minutos  em forno médio

Dicas na hora de ir ao supermercado


Faça uma lista: Fazer uma lista evita que você compre mais que o necessário e assim evite desperdícios. Quando vamos ao mercado, somos bombardeados com necessidades de consumo que vão além do que precisamos

Não vá fazer comprar com fome: Estudos comprovam que quando vamos abastecer nosso carrinho e estamos com fome, além de comprarmos mais que o necessário, ainda levamos pra casa produtos com maiores teores de açúcares ou gorduras.

Evita fazer compra do mês: Prefira  ir semanalmente ou quinzenalmente ao mercado, para evitar desperdícios. Se possível, escolha frutas, verduras e legumes de feiras livres, e de preferência  orgânicos (sem agrotóxicos) . Embora pouco comuns hoje, as feiras livres são opções mais baratas e você ainda incentiva os produtores rurais da sua cidade e região.


Fique atento ao rótulo: Os ingredientes no rótulo estão dispostos em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro está em maior quantidade no produto e o último em quantidades mínimas. Essa informação facilita na hora de comparar duas ou mais opções na gôndola, o melhor é ir direto à quantidade de gorduras, sódio e fibras, que juntos dão uma ideia da qualidade do alimento.



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lanche prático de pão de forma



Você vai precisar de:

Pão de forma (prefira integrais)
Peito de peru ( pode ser frango desfiado ou presunto....)
Mussarela em fatia
Leite ( 2 copos)
Temperos
Requeijão light ou zero gordura

Coloque o leite no forno e tempere com o que quiser ( eu gosto de colocar orégano, pimenta calabresa, sal não é necessário, porque os embutidos já vem com grande quantidade de sódio ) e umas 3 colheres de requeijão, pra ficar mais grosso. Reserve, esse vai ser o molho pra sua torta

Unte uma forma com margarina e forre-a com pão. Molhe a camada de pão com o molho que você fez , depois coloque peito de peru e a mussarela. Em seguida coloque outra camada de pão, o molho, o peito de peru e a mussarela.... Assim você faz o numero de camadas que desejar. Na ultima camada coloque apenas mussarela e salpique orégano. Leve pro forno por 15 minutos pra gratinar e está pronto!!


sábado, 2 de novembro de 2013

Torta integral salgada


Pequenas mudanças de ingredientes podem fazer toda a diferença! Já tentou fazer algumas substituições? Você vai se surpreender!!! Aqui vai uma receitinha de torta fácil e o recheio você escolhe.

Base para qualquer torta integral
·         3  ovos
·         1 copo de óleo de canola
·         1 copo de leite de soja
·         2 copos de farinha de arroz ( ou outra de sua preferência)
·         1 colhe de sopa de fermento químico em pó
·         Quanto baste de sal

    30  a 40 min de forno

Quanto ao recheio fica a critério de cada um, pode ser legumes (cenoura,vagem,milho, tomate, palmito). 
Eu particularmente amo essa torta com frango desfiado, tempero ele com molho de tomate, sal e pimentinha. Pode ser carne, peito de peru com queijo.... Enfim usem a criatividade!
O mais legal é que ela fica uma casquinha dura (igual na foto) e dentro ela fica bem macia.




Espero ter ajudado!!